Eu, escritor?
Decidido a não abrir mão do meu blog, Cosmoliko - hospedado por mim mesmo numa plataforma que não segue as regras de um mercado centralizador que capitaliza em cima de qualquer chorume que eu escreva -, mas entendendo que eu preciso de apoio, de comunidade, de gente lendo e falando comigo para me dar motivação e combustível para querer escrever - e que, no momento, o melhor lugar para isso é o Substack -, pensei: no que eu poderia escrever eventualmente na plataforma e como eu poderia chamar este projeto?
Bem, se o meu problema principal é a própria escrita, o que escrever, como escrever, como identificar meu próprio estilo, me desenvolver, saber pra onde tô indo, treinar, explorar gêneros e driblar o que é mais pessoal e conceitual, sair das entrelinhas e elevar minha escrita para outro nível, pensei que um projeto desses poderia ser exatamente sobre o processo de escrever, se perceber escritor e como isso tem acontecido comigo.
Ok. Parece fazer sentido, ainda mais numa plataforma que reúne tantas outras pessoas com a mesma vontade, se não o mesmo objetivo. Além disso, resolveria de primeira a minha maior resistência em se tratando de conciliar projetos criativos com regras de mercado: focar em um nicho.
Beleza! Qual vai ser o nome desse projeto?
Geralmente, eu faria alguma pesquisa que demandaria esforço e tempo que não é bom desperdiçar especificamente essa noite (sexta-feira, 21h30, 23 de dezembro1).
Aproveitando que eu tenho brincado com inteligência artificial para meus estudos, recorri ao chatGPT para alguma inspiração, algo que remetesse ao meu sentimento com essa proposta. Então perguntei:
Is there a word which means "the difficulty to become something"?
Gostei de hurdle. Mas será? Perguntei em português.
Existe alguma palavra que remeta a dificuldade de se tornar algo ou alguém?
Penoso é interessante, funcionaria? Vou continuar perguntando.
Mas o chat foi para um caminho de marketing, que por mais contraintuitivo até mesmo com meu histórico profissional (publicitário por atividade especializado em marketing digital) que possa parecer, eu acho que quero fugir.
Escrita penosa. Parece legal, né? Suficiente para este projeto.
Diferente de penoso, a palavra penosa, nos primeiros resultados do Google e definição do dicionário de Oxford, remete a galinha. Especialmente magra.
Bom… Não me parece ruim.
Escrever, além de difícil é de dar pena mesmo.
Escrevi em dezembro, mas só tô publicando mais de 2 meses depois, desperdiçando muitas noites, pois tive uns contratempos com a depressão. Sabem como é.
"Escrever, além de difícil é de dar pena mesmo." muito bom!!
me inscrevi porque o nome com a pena me chamou atenção, o marketing funcionou hehe